Como fazer bordado à mão em 7 passos simples
O bordado é uma forma de arte que pode ser usada para criar desenhos em roupas, acessórios e outros itens.
Embora possa parecer complicado para iniciantes, com algumas dicas e prática, é possível criar belos trabalhos bordados. Confira dicas de como fazer bordado e descubra qual bordado é mais fácil de fazer.
1-Escolha um projeto simples
Para iniciantes, é recomendável escolher um projeto de bordado simples, como um quadro geométrico básico ou uma imagem simples. Fazer coisas mais simples no início dobaprendizado vai permitir que você consiga executar bem, o que fará com que você ganhe mais confiança para projetos mais complexos.
2- Comece com uma agulha e linha de tamanho adequado
Escolha uma agulha de bordado que seja adequada para o tamanho do fio ou linha que você está usando. Uma agulha muito fina, vai pedir uma linha mais fina, ao invés de uma grossa.
3-Use um bastidor
Um bastidor é uma ferramenta que ajuda manter o tecido esticado enquanto você borda. Isso também torna mais uniforme e evita que o tecido engruge durante o processo.
4-Aprenda os pontos básicos
Existem muitos pontos diferentes que podem ser usados no bordado, mas os pontos básicos são o melhor para os iniciantes. Os pontos mais comuns são o ponto atrás, o ponto reto e o ponto corrente. Leia meu post aqui no blog sobre os tipos de bordado mais comuns.
5-Pratique e tenha consistência
Consistência é a chave para criar um trabalho de bordado bonito. Tente manter uma mesma tensão em seus pontos e trabalhe com um ritmo constante para obter melhores resultados.
6-Experimente com diferentes tecidos e fios
Tente usar diferentes tipos de tecidos e fios de diferentes espessuras para aprimorar suas habilidades e ter um maior leque de opções e elevar sua criatividade.
7-Utilize gráficos
Os gráficos de bordado são úteis tanto para iniciantes, quanto para profissionais no bordado, pois nem todas nós conseguimos criar um desenho da nossa própria cabeça. Com os gráficos é bem mais fácil, pois você só tem de seguir o padrão que está ali e seu bordado está pronto.
Qual bordado é mais fácil de fazer?
O ponto partido, também conhecido como ponto corrente, é considerado mais fácil para iniciantes, pois é simples e fácil de fazer. O ponto atrás também é de fácil aprendizado. À medida que você ganha mais confiança e avança em habilidade, você pode fazer uso de gráficos para criar bordados mais complexos.
Lembre-se que a prática leva à perfeição, continue treinando os pontos básicos e com o tempo avance para projetos mais complexos.